domingo, 17 de fevereiro de 2013

“GINA” – Características e Modelo

PERO ESCOBAR
(30 Junho 1957 a 1 de Setembro de 1976)


Desenho, de Ricardo Graça Matias, mostrando a fragata Pero Escobar com o seu aspecto inicial acabada de chegar da Navalmeccanica em Castellamar di Stábia, próximo de Nápoles onde foi construída. Só em 1971 o seu aspecto surgiria alterado quando o armamento de fabrico italiano foi substituído por outro de proveniência norte-americana.
 
Conforme referido anteriormente e simultâneo à construção do modelo iremos descrever um pouco das características e a história da fragata Pero Escobar. Desde já, os nossos agradecimentos ao nosso colega José Elias incansável na busca de informação e fotografias detalhadas sobre o navio e à Dra. Isabel Beato do Arquivo Geral da Marinha incansável nesta demanda.
 
Assim a construção da fragata deu inicio a 7 de Janeiro de 1955 nos estaleiros navais de “Castellamar di Stábia”, em Itália. Sendo o casco lançado ao mar em 25 de Setembro do mesmo ano. O Casco é tipo “flush deck”.
 
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Indicativo do navio                                                    F335
Deslocamento máximo                                              1.600 tons
Deslocamento standard                                              1.250 tons
Comprimento (fora a fora)                                         90,09 metros
Boca                                                                          10,85 metros
Calado máximo                                                          4,98 metros
Velocidade máxima                                                   32,6 nós
Velocidade Cruzeiro                                                  16 nós
Autonomia                                         3.100 milhas a 13,5 nós
ARMAMENTO

2 peças simples de 76 mm, 1 dupla de 40 mm, 2 duplas de 20 mm
1 reparo triplo lança torpedos de 21"
2 SQUIDS A/S
2 calhas lança bombas de profundidade
EQUIPAMENTOS
2 sonares “AN/SQS-29” e “147-F”; 3 radares, um de navegação e os outros de aviso combinado e de artilharia; 3 transmissores; 4 receptores; 2 transreceptores; 1 Loran; 1 girobússola, com respectivos repetidores; 1 sondador, 3 motores “Diesil”
MÁQUINAS
turbinas “Naval Mecânica” – SHP 12.000 cada; 2 caldeiras aquitubulares “Foster Welter” com combustível nafta e capacidade de 236 tons.
LOTAÇÃO
172 homens
MODELO
Após mais algumas sessões de trabalho lá se começou a colar e a aparafusar definitivamente as placas de madeira com a forma das linhas geométricas. É de salientar, mais uma vez, que devido ao tamanho do modelo optou-se e bem por retirar toda a madeira interior que estivesse em excesso, pois ao colar as chapas a força exercida pela madeira é tão grande que teria logo desde o inicio provocado o empeno.  
As ultimas fotos,
 



 
Até à proxima,

3 comentários:

  1. o AUTOR DO DESENHO CHAMA-SE RICARDO GRAÇA MATIAS, e não Martins

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  2. Você está fazendo um grande trabalho de construção deste modelo, por favor continuar!
    Também obrigado por postar o plano de navio e características, é muito educativo.
    Você sabe que tipo de armas e torpedos foram usados ​​em Gina antes da modernização? Eu só reconhecem o italiano canhão de 76mm SMP3, quais são os outros?

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