sábado, 17 de novembro de 2012

Vouga - A história e o modelo…


Anteriormente tínhamos escrito sobre a origem do Vouga e os Vougas da Costa Nova, hoje e de novo pegando no trabalho do Hélder Ventura iremos transcrever algumas notas sobre,

 Os Vougas do Sport Algés e Dafundo...
 

Rio Tejo, 1949
 
Tudo indica que o nome “Vouga” se institucionalizou quando em 1939, é criada, pelo Sport Algés e Dafundo, a Classe Nacional “Vouga”, fruto de estudos e pesquisas feitas nesse ano.
Esta data e este feito é de enorme importância, pois criados os estatutos e o regulamento da classe, aumentou o número de entusiastas destes barcos sobretudo junto de Oficiais da Armada, despoletando-se o processo de reconhecimento pela Federação Portuguesa de Vela que considerou esta classe como Classe Nacional em 1944, ficando a secretaria da Classe Nacional Vouga a ficar sediada no Clube Naval de Lisboa. De notar que até aos dias de hoje, esta é a única classe Nacional de Vela, cuja embarcação é portuguesa.
Neste ano efectuou-se o primeiro campeonato nacional da Classe.
 
O rápido crescimento da Classe aconselhou mais tarde, em 1949, a uma revisão do seu Regulamento, aprovada e difundida pela Federação Portuguesa de Vela e pela Secção de Desportos da Brigada Naval, no sentido de agrupar o maior número de barcos com características semelhantes, segundo regras e procedimentos que clarificassem e credibilizassem cada vez mais a Classe. Neste contexto surgiu esse regulamento que para além de proporcionar alguma autonomia a cada flotilha de Vougas estabeleceu a fórmula e os condicionalismos a partir dos quais se consideraria a embarcação como pertencente á classe. Fica claro logo á partida aquela que é para mim a grande característica dos Vougas, decorrente do seu processo de criação e crescimento; uma embarcação com uma grande liberdade de introdução de características individuais, dentro de regras e parâmetros pré-estabelecidos. Um Vouga não é um monótipo.
(Continua)
(Excertos de Embarcações Tradicionais de Recreio da Ria de Aveiro – Hélder Ventura)
 
Voltamos ao modelo do Vouga...
Nesta ultima sessão deu-se a primeira camada de resina dissolvida com álcool nas madeiras de modo a proteger e salientar as cores e veios dos vários tipos de madeirame, posteriormente afaga-se com lixa fina e leva mais uma camada de resina diluida ou "verniz" matte...
 
 



Por ultimo aqui fica o nosso amigo João Pinho de volta do seu Vouga,



Até à proxima...

Sem comentários:

Enviar um comentário