sábado, 10 de novembro de 2012

De volta ao Lusito...

Em traços largos e sobre os aspectos técnicos o Lusito tinha de comprimento cerca de dois metros e cinquenta e cinco e, um e meio de boca. O fundo era muito plano e com um “v” bastante pronunciado à proa. Possuía um convés largo com um bom quebra-mar avante do mastro e uma borda no poço que, evitava a entrada de água. Estes pequenos barcos não tinham poço estanque nem qualquer espécie de flutuadores como as actuais embarcações de aprendizagem, antes pelo contrário, tinham uns fortes e pesadíssimos paneiros de ripas, pelo que o adornar e virar poderia significar alto risco de afundamento.



O patilhão era de chapa de ferro, móvel em torno de um eixo situado na parte inferior da caixa do mesmo e podia ser içado e arreado por meio de um haste metálica, mais tarde através de uma pega, conforme a foto.

 
 
 
O leme de madeira, tinha habitualmente a cachola envernizada, onde entrava a cana e com dois espigões enganchava no painel da popa em dois olhais metálicos. A forma da porta era bastante arredondada e pouco profunda, conforme demonstra a foto.
(Continua)
 
O Modelo,


A verificação e a colagem com époxida do pau de aresta e do alcatrate...



Até à proxima...



Sem comentários:

Enviar um comentário