sábado, 10 de novembro de 2012

A Oficina Viva...


É gratificante saber que o nosso trabalho e quando digo nosso trabalho é o de uma equipa que desde a primeira hora que abraçou este projecto e com mais ou menos dificuldade com mais ou menos apoios tem conseguido manter a Oficina Viva na linha para o qual foi criada e traçada. E como exemplo disso, ainda esta semana recebemos a visita de um modelista Ucraniano acompanhado do seu tradutor, que através do nosso blogue e da página do facebook nos quis conhecer e trocar algumas experiências “modelísticas” e principalmente queria compreender melhor as embarcações tradicionais portuguesas, nomeadamente a Muleta do Seixal e o Culé.
 




 




Na realidade, a Oficina Viva do Museu de Marinha abriu as suas portas a 25 de Março de 2011, contudo já conta com algumas iniciativas ao nível do modelismo náutico tanto na vertente estática como rádio controlada, bem como, ao nível da intervenção com as escolas e com os mais novos. Quanto ao primeiro destaca-se os workshops de moldagem de fibra e posteriormente da construção do modelo do veleiro de recreio da classe Vouga ainda a decorrer e actualmente a preparação de um novo modelo da classe Lusito, veleiro de iniciação, ambos verdadeiros escalas de embarcações de concepção e construção portuguesa. Na vertente estática, destaca-se a elaboração de um modelo de uma caravela redonda da armada na escala de 1/8 (cinco metros e meio) e de mais cinco modelos em escalas mais pequenas, uma barca, dois galeões, uma caravela latina e uma nau, que se encontram expostos no Lisbon Story Center.
 
Quanto à intervenção com as escolas e com os mais novos destacam-se os vários workshops de modelismo na Oficina, a participação "Tardes oceânicas: TITANIC, 100 anos depois" no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Dia do Sol e no Dia do Mar, tentando sempre incentivar a criatividade e a imaginação dos mais novos e ao mesmo tempo ensinar os conceitos básicos de navegação e os benefícios do Mar.
Ainda a ressalvar os encontros de modelismo náutico rádio controlo aos segundos sábados de cada mês no espelho de água junto ao pavilhão das Galeotas.
 
 
Os novos modelistas aprendizes...


O João e o Vouga
 
O Paulo e o veleiro centuary
 
Até à proxima...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário