sábado, 16 de março de 2013

"Gina"... Mais um pouco de história e modelo...


1959

A 2 de Fevereiro, deixou o AA e seguiu para Barcelona, onde chegou a 5, tendo permanecido 4 dias no porto. Visitou depois Nápoles a 10, Ponta Delgada a 20 e Funchal a 24, após o que regressou a Lisboa. Nesta viagem levou a bordo 20 cadetes da RN.
A 28, amarrou a uma das bóias do QNG.
Entre 2 de Março e 11, largou 9 vezes para o mar, preparando o pessoal para futuros exercícios NATO, para o que utilizou a área de Sesimbra, indo fundear a Setúbal.
Entre 15 e 23, na companhia da fragata “Corte Real” e contratorpedeiros “Dão” e “Lima”, tomou parte no exercicio0 “Dawn Breeze IV”, que se realizou nas águas do IBERLANT e do CENTLANT. Tinha por fim estudar a maneira de melhorar a defesa de uma força de ataque, sujeita a ameaça de superfície e submarina e treinar as guarnições na luta A/S. As forças amigas, além de um porta-aviões e de um grupo de suporte A/S, dispunham ainda de um grupo de reabastecimento e de aviões. O inimigo incluía uma força de submarinos e outra de superfície, apoiada por aviação terrestre.
Entre 31 e 23 de Abril, efectuou uma viagem à Grã-Bretanha, onde visitou Plymouth, Portland e Liverpool. Em Portland fez a calibração dos “Squids” e dos tubos de lançamento dos torpedos, tendo também embarcado material que tinha sido adquirido pela DSMGTM.
Entre 27 e 12 Junho, largou 15 vezes para o mar, tendo dado treino ao pessoal na área de Sesimbra, fundeando normalmente em Setúbal.
A 16, foi fundear a Cascais com outras unidades navais do CNC, a fim de tomar parte nas comemorações do “Dia da Marinha”, em 17, data em que se completavam 37 anos sobre a chegada de Sacadura Cabral e Gago Coutinho ao Rio de Janeiro, concluindo a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul. Foi passada revista naval, aos 21 navios de guerra presentes, pelo Presidente da Republica, c/alm. Américo Thomaz, que seguia a bordo acompanhado pelo ministro da Marinha, v/alm. Quintanilha Mendonça Dias, além de outras altas patentes militares convidadas.    
Entre 18 e 20, tomou parte em exercícios luso-franceses, ao largo da nossa costa, visando o treino dos navios de superfície e dos aviões no ataque a submarinos. Estiveram sob o comando do v/alm. Douguet.
Entre 29 e 6 de Agosto, largou 13 vezes para o mar, tendo estado em Setúbal, Sesimbra, Cascais e Leixões.
Entre 10 e 1 de Setembro, visitou Porto Grande de S. Vicente (Cabo Verde) e Caió, Bissau e Bolama (Guiné), tendo escalado novamente Porto Grande, no regresso a Lisboa.
Entre 5 e 30 de Novembro, largou 15 vezes de diversos portos, entre eles V. R. Sto. António, Ayamonte, Cascais, Funchal, Sesimbra e Setúbal, após o que regressou a Lisboa.
 
 
O Modelo
 
Mais umas horas de trabalho e muita serradura depois...
 
Casco

Convés

Proa

Bordo

Os grandes obreiros Elias e Pedro Barata
 
Até à proxima...

Sem comentários:

Enviar um comentário