sábado, 2 de março de 2013

"Gina" - ...Bojador...

Continuamos com o historial da nossa fragata,

1958

A 14 de Fevereiro, voltou a Castellamar, onde chegou a 17, por haver necessidade urgente de reparar algumas avarias que entretanto surgiram. Manteve-se neste porto 11 dias, tendo saído uma vez para o mar, a meio da estadia, para confirmar o estado do navio após as reparações.
A 1 de Março, foi a Nápoles, onde esteve na doca n.º 2 durante 4 dias, na continuidade dos trabalhos em curso, após voltou a Castellmar. Houve mais quatro movimentos entre estes dois portos antes do navio ser dado como pronto.
A 11 de Junho, largou de Nápoles com destino a Lisboa, onde chegou a 15, após o que atracou na doca da Marinha.
A 18 desse mês, deu entrada na BNL pela primeira vez.
Entre 1 de Julho e 11 de Dezembro, largou 34 vezes para o mar, para exercícios diversos e adestramento da guarnição, tendo estado em Sesimbra, Setúbal e Cascais. A 4 de Dezembro, entrou em manobras com outra fragata, 3 patrulhas e 2 submersíveis, estando presente o comandante-chefe da FNM, v/alm Nuno Brion. Assistiram a estas manobras 3 oficiais espanhóis, que estiveram embarcados no navio.

O Modelo

Quanto ao modelo e após muita serradura já se consegue ver as bonitas linhas do navio. Efectivamente à custa de muita lixa e braço lá vamos conseguindo dar a forma pretendida, pois o método de construção escolhido, pese embora um dos mais comuns, demora mais tempo na sua concepção. Contudo, não será o velho Bojador ou os tais do Restelo… que nos farão recuar…
Aqui ficam as ultimas fotos dos trabalhos,







Até à proxima...

Sem comentários:

Enviar um comentário