sábado, 23 de fevereiro de 2013

Gina - "Em fabricos"...

Conforme referimos num post anterior à medida que vamos publicando sobre a construção do modelo iremos também falar um pouco da história do navio... 

Historial - 1957

A 30 de Junho foi aumentada ao efectivo da Armada.
A entrega do navio foi efectuada no cais do estaleiro do construtor e sem solenidades especiais apenas uma cerimónia simples, tendo o CMG Vangeli da firma “SHIPLO” sido incumbido de a fazer à Marinha de Guerra Portuguesa. Assistiram o Encarregado de Negócios de Portugal, como representante do Governo Português, sub-chefe do EMA, autoridades navais Italianas e Americanas, direcção do Estaleiro e vários convidados.
A 16 e 20 de Agosto, largou para o mar, a fim de realizar experiências de máquinas e de todos os equipamentos e material diverso.
A 26 do mesmo mês, deixou Castellmar com destino a Nápoles, onde chegou pouco tempo depois. Aqui permaneceu algumas horas, tendo seguido para La Spézia, onde esteve 16 dias amarrado dentro do porto.
A 11 de Setembro, zarpou de novo com rumo a Nápoles, onde ficou também 19 dias, tendo reparado os motores “Diesel”.
A 9 de Outubro, largou para Portugal, fundeando em Sesimbra 4 dias depois, com a finalidade de preparar o navio para chegar a Lisboa, a horas compatíveis com o cerimonial marítimo.
A 14 de Outubro, entrou no Tejo acompanhado por várias embarcações de recreio todas embandeiradas e salvou à terra com 21 tiros.
Tendo estado 2 dias fundeado em frente da Praça do Comércio, recebeu a bordo os ministros da Defesa e da Marinha, além das altas patentes militares.
A 10 de Novembro, seguiu para o Arsenal do Alfeite, a fim de efectuar pequenas beneficiações e reparações nos motores “Diesel”. Seguidamente esteve 10 dias no plano inclinado para limpar o fundo, beneficiar os zincos, analisar os veios e encher corrosões que existiam em algumas chapas.

O Modelo

Após mais umas sessões de trabalho e depois de coladas e aparafusadas todas as chapas de madeira, começamos a dar a forma pretendida ao casco. Em primeiro lugar desbastamos a linha de estibordo e bombordo junto ao convés de modo a ficar já com a forma longitudinal do navio conforme o plano geométrico. Nada melhor que as fotos para ilustrar,
 
Acertar as ultimas chapas de madeira e marcar o convés

A proa
 
Marcação convés à proa

Marcação do convés à popa

Preparação para a colagem das ultimas chapas

Modelo já com o desbaste longitudinal

Visão de convés

Os gabaritos para começar a acertar o casco

Vista geral... e depois de arrumada a Oficina...
 
As ferramentas de modelismo utilizadas...
 
 
 
Até à próxima...

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