quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fora do Estaleiro - Lusito

Mais um pouco de história...
Aparelho Vélico

O Lusito aparelhava com uma vela grande denominada de Marconi, normalmente em algodão, com duas réguas de madeira, ostentando o distintivo da classe assinalada por um L maiúsculo, em tecido negro, colado no topo desta vela, por baixo tinha ainda uma faixa horizontal e o número do casco.

O estai era do mesmo tecido e armava a cerca de três quartos do mastro que era de madeira, maciço e envernizado, com 4,3 metros de altura. Tinha uma calha na parte posterior, onde corria a tralha da vela grande. O mastro era suportado por dois brandais e o gurutil do estai possuía um cabo de aço que actuava como estai real.


A esteira da vela grande, corria dentro de uma calha na retranca em cuja extremidade existia uma roldana por onde passava um cabo que vindo do punho da escota permitia caçar essa mesma esteira e ia amarrar num pequeno cunho. A retranca terminava em forqueta no outro extremo, o que lhe permitia enganchar no mastro. Para não subir neste, a vela grande possuía um olhal por onde passava uma filaça.
As adriças passavam por dois furos no tamborete, perto do mastro e iam ser caçadas em dois cunhos fixos na caixa do patilhão, junto ao pé do mastro.

A escota do vela grande era emanilhada no varão metálico à ré e passando por um par de moitões suspensos da retranca, ia directamente à mão do timoneiro. As escotas do estai passavam apenas por um olhal com cunho de esganar de cada lado do casco e iam igualmente directamente à mão.  
 
Cont.

O Modelo

Já fora do estaleiro e pronto para o estudo dos servos... Pese embora a existência de muito espaço, tal como o Vouga, o poço torna esse estudo um pouco mais complicado pela possível entrada de água.
Casco terminado

Proa

O interior

 
 Até à próxima

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